Membro da Rede Internacional da Vida Consagrada contra o Tráfico de Pessoas "TALITHA KUM"

Atividades da Rede

Mística: Peregrinação da CRUZ e do ícone de Nossa Senhora para o Dia Mundial da Juventude
Arquidiocese de Fortaleza

Representante da Rede Um Grito pela Vida: A Cruz e o ícone de Nossa Senhora, os símbolos do dia mundial da juventude acompanham o evento que une e reúne jovens do mundo inteiro. Hoje eu estou aqui para lembrar de modo especial aquelas e aqueles  jovens que sofrem devido ao Tráfico de Pessoas.... As principais vítimas do tráfico de pessoas são jovens e na maioria, mulheres!

Entra uma jovem com olhos e boca vedados e mãos amarradas

A Respresentante da Rede continua: Tráfico de Pessoas... é um crime relacionado a práticas criminosas de violações aos direitos humanos  para fins de exploração sexual comercial, muitas vezes, ligadas a roteiros de turismo sexual, de mão de obra escrava e também, para remoção e venda de órgãos.

O Tráfico de Pessoas configura uma das formas mais explícitas da escravidão do século XXI; uma das piores afrontas à dignidade humana e uma das mais cruéis violações dos direitos humanos.

Viola a dignidade das pessoas, mercantilizando e ferindo seus corpos, matando seus sonhos e o direito de viver.

Leitor 1: Escravidão? Hoje? Quem já viu? Quem já ouviu falar? Quem já ficou escandalizado com este grave crime que destrói a vida de muitas e muitos jovens, no MUNDO INTEIRO e também aqui em nossa Cidade, em nossa Arquidiocese. Hoje queremos dar voz a ESTE DRAMA SILENCIADO DEMAIS!

Leitora 2: Esta é a história de Marijane, do Genibaú. Decepcionada pelo namorado, queria deixar tudo e mudar de vida, deixar casa e bairro. Um grupo de senhoras de Tianguá, que todos os anos vinha para fazer compras em Fortaleza  convidara para trabalhar em casa de famílias no Sul do Maranhão. Marijane quando tinha ainda 16 anos aceitou a proposta. Sair era melhor que ficar! Quando chegou ao Maranhão,  não encontrou nada daquilo que lhe tinham  prometido e foi explorada sexualmente em uma boate por alguns anos, até que uma blitz policial terminou este seu drama. Ela foi presa e processada, pois na boate tinham adolescentes e quando a policia chegou Marijane  já tinha completado os 18 anos. Por medo não falou nada e ficou presa. “Minha vida não é mais a mesma, nunca poderei voltar a ser a menina que eu era”! As feridas que o tráfico para fins de exploração sexual deixou na vida desta mulher, são profundas.
 SAINDO a leitora TIRA A VENDA DOS OLHOS DA JOVEM E GRITA:
Eu quero que todo o mundo veja o drama de milhares de meninas exploradas no Brasil e no mundo inteiro para alimentar o marcado do sexo!

Leitor 1: Convida todos para repetir: Senhor, eu quero ver!
E depois de um breve silêncio proclama: “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus”

Leitor 3: Eu quero partilhar a história de Thiago, um jovem do Bom Jardim. Desde criança era discriminado, pois gostava de cores e jogos de meninas. Os amigos e as amigas o chamavam de “veado”. Também em sua casa Thiago não era aceito. Ao completar os 15 anos um amigo convidou Thiago para ir a São Paulo. Ele foi, pois esperava de encontrar uma vida melhor, mais respeito, sonhava de estudar para ser cabeleireiro.  Chegando a São Paulo o seu amigo o entregou para uma cafetina e Thiago viu-se obrigado  a se prostituir para pagar a divida da viagem. Depois de alguns meses a cafetina mandou Thiago mudar seu corpo com injeções de silicone. O processo foi muito dolorido. Thiago encontrou-se em poucos anos com o corpo destruído pelo silicone e pela AIDS. Conseguiu fugir e voltar para Fortaleza. Thiago continua discriminado e rejeitado.
SAINDO o leitor TIRA A VENDA DA BOCA DA JOVEM E GRITA:
Eu quero gritar forte para que todo o mundo escute as dores da escravidão de nossos dias, de meninos e meninas usados e vendidos como mercadoria.

Leitor 1: Convida todos para repetir: Senhor, eu quero escutar o clamor de teu povo!
E depois de um breve silêncio proclama: “Felizes os que são misericordiosos, porque encontrarão misericórdia”

Leitora 4: A história que trago aqui diante desta cruz é de Luana, uma menina linda que morava em Maracanaú; ela amava os contos de fadas e princesas e desde crianças tinha a certeza que seu príncipe, como a índia Iracema, ia chegar do oceano. Ela passeava todos os finais de semana na praia, onde se encontravam muitos gringos. Namorou com muitos deles, esperando que um se tornasse o seu príncipe encantado pra se casar. Um dia chegou Andreas um rapaz suíço, em dois dias declarou sua paixão por ela e os dois ficaram juntos por quinze dias, o tempo das férias do rapaz. Os dois continuaram a se comunicar pela internet, até que um belo dia Andreas convidou Luana para morar com ele na Suíça. Luana ficou entusiasta, seu sonho ia se realizar. Ele enviou a passagem e ela viajou no final de setembro. Em pouco tempo perderam-se os contatos. Luana não deu mais notícias para sua família, até que no começo deste ano conseguiu telefonar e dizer para sua mãe com voz cheia de medo: “pelo amor de Deus, mãe me ajude, eu aqui sou como escrava!”.
SAINDO a leitora TIRA A VENDA DAS MÃOS DA JOVEM E GRITA:
Eu não quero ficar indiferente, eu quero fazer algo para que acabe o tráfico de pessoas, para deixar um sinal de esperança e de fé.

Leitor 1: Convida todos para repetir:  Senhor, eu quero agir!
E depois de um breve silêncio proclama: “Felizes  os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. ”

Representante da Rede Um Grito pela Vida: Cada ano cerca de dois milhões e meio de pessoas, no mundo inteiro, vivem o drama de Marijane, Thiago e Luana e são traficadas, vendidas, feitas escravas e escravos. O Brasil é uma das principais rotas de tráfico da America Latina: é um Pais de origem, transito e destino das vítimas do tráfico.

A pobreza, o desemprego, bem como a ausência de educação e de acesso aos recursos, constituem as causas subjacentes ao Tráfico de Pessoas.

As mulheres jovens são particularmente vulneráveis devido à feminização da pobreza, à cultura de discriminação e desigualdade entre homens e mulheres, à falta de possibilidades de educação e de emprego, a cultura hedonista que transforma o corpo da mulher em objeto de desejo e cobiça.

Com a escandalosa exclusão social, corrupção e a impunidade, o número de pessoas traficadas está crescendo, também aqui.

É urgente uma ação determinada e firme de todos. Das autoridades competentes, para coibir punir os que traficam. Do estado e da sociedade no sentido de denunciar, informar, e educar; assistir e proteger as vítimas, e acima de tudo de lutar pela superação das causas geradoras e sustentadora desta iníqua realidade.

Por tudo isso e por muitos mais motivos a Rede Um Grito pela Vida – da Conferência dos Religiosos do Brasil, junto com outras organizações, está propondo uma Campanha da Fraternidade sobre este assunto, para que nossas comunidades possam ver e escutar o clamor de milhões de pessoas traficadas e desrespeitadas e, seguindo o exemplo de CRISTO agir para que todos tenham vida e vida em abundância.


Disque 100 e denuncie  





Campanha Internacional Contra o Tráfico de Pessoas
durante a copa do mundo 2010!

a partir do dia 6 de maio de 2010: lançamento da campanha nos meio de comunicação: radios, revistas e cotidianos.

dia 8 de maio: o núcleo de Fortaleza, em parceria com o Grupo AGAR do CEBI-CE,  animou um momento de oração durante a vigília das CEBs.

dia 18 de maio: o núcleo de Fortaleza participará da caminhada contra a exploração sexual de crianças e adolescentes promovendo uma panfletagem.